Grupo de Apoio

Sábado foi nossa primeira participação em um grupo de apoio, então vou falar para vocês o que eu achei.

Foi abordado um tema muito interessante, sobre como estamos para receber um filho.

Outros assuntos também foram abordados como hereditariedade..mas o foco foi do nosso preparo mesmo.

O casal de psicólogos presentes nos fez refletir e ser verdadeiros com nós mesmos, não só em relação a motivação, como já falei em outro post, mas em que momento da vida estamos.

Nos fez refletir que se não estamos bem como casal ou como individuo, não podemos ter a ilusão que um filho mudará isso, pelo contrário, a probabilidade é de piorar e ainda jogarmos a culpa nos ombros de uma criança.

Por isso nossos filhos não tem que ser responsáveis por nossa felicidade, ou ilusoriamente acharmos que quando eles chegarem tudo vai ser diferente para melhor, porque se colocarmos nossa expectativa nisso, colocaremos a culpa, mesmo que inconscientemente neles.

A ideia não é pensarmos “nossa então tudo vai piorar?”, e sim que uma criança demanda muito de nós, e vai intensificar o que já existe no lar, então se ela chega em um ambiente “tenso”, onde muitas coisas ainda não foram resolvidas individualmente, isso intensifica.

Por isso o ideal é olharmos para dentro de nós, não só do casamento, mas da nossa história pessoal, arrumarmos nossas bagagens, darmos adeus para várias coisas, e simplesmente decidir ficar mais leve, viver plenamente, buscando aquilo que nos faz feliz, assim quando a criança chegar nesse ambiente ela irá somar com a felicidade já existente dos papais, e não com as frustrações deles.

Bóra fazer uma faxina por dentro?

3 comentários em “Grupo de Apoio

  1. Muito bom.
    O lado bom de ter um processo tão demorado como esse é que dá bastante tempo para pensar em tudo isso. É uma ótima maneira de aproveitar esse tempo.
    Só acho que quem quer gerar filho biologicamente também tinha que pensar em todas essas questões. Não deve ser exclusividade nossa.
    Beijos.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s